Caros amigos,
Há algumas semanas venho pensando e construindo uma teorica própria sobre como é formada a essência das coisas e pessoas. Tento imaginar se é possível explicar, de maneira bastante simplificada, a complexidade e natureza das coisas.
E em uma ótima oportunidade, enquanto preparava meu Suco da Luz da Vida, me peguei pensando na beleza e riqueza das frutas e vegetais. Como pode uma árvore de casca e folha gerar uma maçã, por exemplo? De cor, suco e gosto atraentes? O mesmo tenho imaginado sobre meus amigos e meus não-amigos. Se todos foram gerados a partir de células e tecidos, como é possível se amarem e se matarem?
Pensando nisso, descobri que Demócrito mandou muito bem na sua teoria de que o cosmo é formado por duas coisas, o sim e o não, ou a matéria e não-matéria... Mas eu vou mais além.
Digo que o mundo é formado por Água e Energia. Partindo deste princípio, posso afirmar que todas as coisas podem ser graduadas em uma escala de água e energia em seus extremos. Veremos:
Se, nesta régua, optarmos pelo extremo da água, veremos nada mais que a própria água, fria, incolor, inodora, calma e pura. Como o mais novo recém-nascido do momento, onde a porcentagem de água em seu corpo pode chegar a 81%, assim como sua pureza e serenidade. Quem não se sente pisando em nuvens quando está a beira de uma bela lagoa?
O mesmo pode ser aplicado ao outro extremo - da energia, onde temos, por exemplo, o Fogo! Não há manifestação de energia, vibração, competitividade, calor e crescimento mais intensa que o fogo.
Vejamos outro exemplo, um fruto: A melancia. Uma melancieira é uma planta rasteira, que cresce sobre a terra, ou seja uma estrutura orgânica de massa pequena - deve pesar menos de 5kgs e é capaz de gerar frutos com o dobro de seu peso. Isso demonstra que uma planta passa dias, semanas e meses recolhendo água do solo e energia do sol para formar um concentrado destes elementos que tanto dão vida à natureza. O que acontece quando uma árvore não tem água suficiente? ela seca, perdendo o equilíbrio da escala "água-energia" e fica mais vulnerável ao consumo do agora vilão, fogo.
Fogo e Água não se misturam, se complementam em proporcões ideais de energia e água para construirem estruturas tão complexas como o ser humano, e ainda sim, há diferenças entre as pessoas.
Se todos nascemos mais próximos do extremo água, o que seria, então, o causador de movimento e amadurecimento de nossos corpos e almas? - Digo que é a maneira de como nos alimentamos, ingerindo muito mais energia do que água. Não pense em alimentar-se como expressão de comer, pense em alimentar-se espiritualmente, auto-alimentar-se, pense nas tuas ações e seus pensamentos. Somos hóspedes de um sistema sócio-econômico que glorifica o consumo de energia na intenção de acúmulo e desperdício. A competitividade das corporações, a luta por espaço entre as família e até mesmo entre as religiões demonstram o desespero das pessoas pelas energias uns dos outros. Quantas pessoas não passam diariamente por lugares lindos, árvores belas, esculturas maravilhosas, alimentos vistosos e nem sequer prestam atenção?
Há pessoas pobres de água e com sede de energia de outras pessoas, e há pessoas ricas em água com energia que se dissipa por seus olhares, palavras e gestos. Estas últimas são pessoas que se elimentam de vida, que utilizam a energia para fazerem vibrar suas moléculas de água, os fazendo ainda mais evoluidos e conscientes.
O tempo é igual para todos, e como diz o ditado "A mosca e a tartaruga não sabem da existência uma da outra - para a mosca a tartaruga é uma pedra, para a tartaruga, a mosca simplesmente não é."
Por isso sigo e defendo a ideia da formação do cosmo em Água e Energia, com equilíbrio, é claro, e a cada dia pensando do que seria o mundo se só houvessem moscas ou tartarugas e o que posso fazer para que energia e água fiquei em equilibrio, dentro e fora de mim.
Faça sua parte também!