25 de ago. de 2009

Valores da AIESEC

O que são VALORES?

Para a AIESEC "Our Values define the acceptable standards which govern the behaviour of our members within the association. Our values guide our actions and operations." (AIESEC Way, 2009)

Mas minha questão nesta reflexão não diz respeito ao significado de nossos valores, mas sim de como "nossos valores guiam nossas ações e operações".

Para começar, gostaria de resgatar um importante momento de transformação que a AIESEC passa.

Se pegarmos os 8 momentos de evolução da AIESEC, desde 1948, vemos claramente um crescimento em tamanho, resultado, impacto e principalmente no profissionalismo de nossos membros. Para ficar mais fácil de ver, me responda rapidamente: "Quantos intercâmbios seu comitê realizou em 2006?". Com certeza sua resposta foi um número entre 0 e 10... ou foi: "Não existia meu comitê nessa época". Ok, mas vamos ao que interessa: A AIESEC tem se profissionalizado cada vez mais, nosso trabalho tem sido cada vez mais intenso e desgastante, nossas preocupações tem sido cada vez maiores com relação às metas, resultados, planos emergenciais, entre outros... Aí te pergunto: "Você tem feito suas ações guiadas pelos valores da AIESEC?". Vejamos um caso real:

Recentemente fiz uma pesquisa dentro do meu EB para descobrir o que um membro de diretoria da AIESEC realmente faz.

O exercício era bastante simples, cada um deveria escrever com o que e quantas horas gasta seu precioso tempo dentro da AIESEC. Ao fim, obtive o seguinte resultado:

Isso demonstra que das 28 horas semanais de trabalho, gastamos horas e horas em frente a um computador, no escritório, ou mesmo preenchendo planilhas.

- Tá legal, mas o que isso quer dizer?

Será que ser um AIESECer é realmente trabalhar com o notebook sendo nosso melhor e mais importante amigo? Ou ainda, Será que liderar uma organização inteira é apenas fazer planilhas de controle de metas e resultados?

Meu pai é funcionário público, trabalha em um escritório e passa 40 horas em frente a um computador, e ainda ganha uns trocados por isso. E é por essas e outras que me preocupo tanto, se não resgatarmos, ou ainda: vivermos os valores desta organização, seremos vistos como uma empresa qualquer de trabalho escravo!

O que faz um estudante escolher pela AIESEC e não por um estágio em uma empresa qualquer? Serão as planilhas de excel? As reuniões de EB intermináveis? Responder de 50 a 100 e-mail por dia? Ou viver uma experiência diferenciada e com muito mais valor agregado?

Veja o que a AIESEC Way diz: "OUR VALUES provide a way for the collective leadership of AIESEC to encourage common norms of behaviour across our global network which will support the achievement of our goals and will support us in pursuing our ideals."

Ou seja, sabemos que nossos valores compoe a base de nossas ações e é através deles que atingiremos nossos resultados.

Querem outro exemplo prático?

- Seu EB tem valores de conduta próprio? E o que fazem com eles? Já estamos a 4 meses do fim da gestão e quantas vezes paramos para refletirmos nossos valores? Mais ou menos vezes que refletirmos nossas metas de intercâmbio?

Minha intenção aqui é pararmos para pensar quando foi a última vez que:

"We leaded by example and inspired leadership through our activities." Ou então:

"We fulfilled our commitments and conducted ourselves in a way that is true to our ideals". Ou:

"We sought to learn from the different ways of life and opinions represented in our multicultural environment", ou:

"We enjoyed being involved in AIESEC", ou:

"We aimed to deliver the highest quality performance in everything we do.", ou por fim:

"Our decisions took into account the needs of future generations"

E qual será a próxima vez que praticaremos os 6 valores acima? Quando iremos dar um tempo no trabalho e fazer acontecer a AIESEC?

Ou vamos permitir que próximas gerações de estagiários coloquem nosso logotipo em um anúncio de emprego nos classificados?

What are you waiting for?!

Interessado? Leia o The AIESEC Way: www.myaiesec.net/content/viewfile.do?contentid=10080586

Nenhum comentário:

Postar um comentário