11 de set. de 2009

Ao plantar uma Árvore

Em frente ao comitê da AIESEC, dentro da própria USP, existem inúmeras árvores da espécie "Paineira Rosa". Belas árvores velhas que dão o nome à rua do escritório onde trabalho.


Há um mês fiquei impressionado com um fenômeno lindo proporcionado pela natureza destas árvores que ocorre por um curto espaço de tempo após o outono. Para se reproduzirem as Paineiras espalham pelo ar suas leves e brancas Plumas o que fizeram do asfalto e grama da redondeza um tapete branco como a neve que até despertou minha criatividade...

No mesmo momento me lembrei de uma árvore que havia plantado na entrada principal da Fazenda de minha Família no município de Araras, que por curiosidade é da mesma espécie que essas que vejo todo dia quando vou trabalhar.



Na ocasião, em 1999, eu estava um menino chateado, pois uma das duas grandes Paineiras que meu avô Francisco Graziano havia plantado há mais de 70 anos havia caído. Esperei por alguns meses e quando chegou a florada da espécie eu me lembrei do vazio que era a entrada da Fazendo e colhi algumas semestes ao pé da árvore.



Vale ressaltar que não colhi as semestes da velha paineira solitária, mas sim de uma outra Paineira, um pouco mais a frente que meu pai havia plantado há muitos anos e que disse que a fez muda de sementes das Paineiras que enfeitavam a entrada da Fazenda.



Era 21 de Setembro de 1999, plantei algumas semestes em um grande vaso em minha casa e após algum tempo, já tinha uma bela muda de meio metro de uma Paineira, filha da filha da que caiu na Fazenda Santa Clementina.



Pedi ao meu pai e ele me ajudou a plantá-la exatamente no lugar onde havia a falecido a avó da pequena árvore.



Hoje, dia 21 de Setembro de 2009 faz 10 anos que uma semente se transformou em uma árvore no berço de minha família, em Araras. E com mais de 10 metros de altura já ocupa o vazio que não mais é percebido pelas pessoas que por ela passam todos os dias.




E esperando chegar o aniversário da pequena árvore, colhi algumas sementes das paineiras que enfeitam e dão vida ao meu escritório e as plantei em um pequeno vaso.



E hoje junto alguns amigos da faculdade para fazer algo que parece simples a alguns, mas que diz muito à mim e minha família. Vamos plantar um bela muda de 15 centímetros exatamente em frente ao meu escritório, onde havia uma outra velha Paineira que caiu com o tempo.



E assim espero que o tempo passe, muitas pessoas desfrutem de sua bela sombra e possam tirar belas fotos com seus “Flocos de neve” no inverso, e assim como eu, façam sua parte ao plantar outra vida que alegra outras vidas por anos e anos.

Um comentário:

  1. Caro LCP de Ribeirão (saca a formalidade):
    Parabéns pela postagem. É sempre gratificante quando coisas que parecem pequenas tornam-se presentes no dia-a-dia a ponto de remontarem bons momentos de nossas vidas, em diferentes fases.

    Lembro quando estive em frente ao escritório da @RP e Daniel e eu fomos espalhar as sementes dessa árvore...

    Olha isso:
    http://www.orkut.com.br/Main#AlbumZoom?uid=8349898457100116599&pid=1250562390330&aid=1250536194$pid=1250562395917


    Abraço e continue impactando! =D

    ResponderExcluir